Pós-Graduação

A FAPA, com o objetivo de atender às demandas da sociedade atual, que exigem, cada vez mais, profissionais qualificados em seu campo de atuação, oferecerá, a partir de agosto de 2014, vários cursos de Pós-Graduação lato sensu nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, História, Letras e Pedagogia.

Cursos



Compartilhar

Alfabetização: teoria e práxis 11ª Edição
Curso em Andamento


A complexidade do mundo contemporâneo, caracterizado pela globalização econômica e cultural, pela influência das tecnologias da comunicação e informação, bem como pela transformação dos paradigmas explicativos e valorativos, tem provocado mudanças contundentes na educação escolar. No campo da ação alfabetizadora, novos e importantes desafios se fazem presentes, assim como diferentes concepções do processo de aquisição da língua escrita vêm surgindo. No entanto, as antigas práticas de alfabetização ainda não foram superadas e se mostram em desacordo com a realidade do ensino.  Nesse sentido, urge a necessidade de uma formação continuada efetiva e de qualidade para os professores que se dedicam à tarefa de mediar a aprendizagem de leitura e escrita.
A continuidade da formação de professores alfabetizadores, no sentido de aprofundamento do conhecimento teórico e de construção de alternativas metodológicas compromissadas com o aluno enquanto sujeito do conhecimento, de vínculos e de cultura, é desafio proposto por este Curso de Especialização.

Objetivos

O curso busca oportunizar aos participantes a reflexão sobre sua prática de aprendiz da língua, concomitantemente à fundamentação sobre os diferentes aspectos relativos ao ato de ensinar a ler e a escrever, possibilitando a (re)construção de teorias e de práticas alfabetizadoras.

Matriz Curricular

Linguagem, Afeto e Cognição
Movimento e Alfabetização
A Construção da Linguagem Escrita
Fundamentos Linguísticos da Alfabetização
Práticas de Leitura e Escrita na Alfabetização
Alfabetização Matemática
Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização
Alfabetização de Jovens e Adultos
Literatura Infantil e Alfabetização
Iniciação Escolar com Crianças de Seis Anos
Metodologia da Pesquisa
TCC

Corpo Docente

Drª Adriana Corrêa Costa
Drª Cristiane Lumertz Klein Domingues
Me. Elisa Haag
Me. Lisiane Alvim Saraiva
Drª Luiza Vilma Pires Vale
Me. Rosangela Marostega Santos
Me. Sabrina Ferreira de Souza
Me. Sintia Lúcia Faé Ebert
Drª Suyan Maria Pires
Esp. Ubiratan Tauber da Luz