Pós-Graduação

A FAPA, com o objetivo de atender às demandas da sociedade atual, que exigem, cada vez mais, profissionais qualificados em seu campo de atuação, oferecerá, a partir de agosto de 2014, vários cursos de Pós-Graduação lato sensu nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, História, Letras e Pedagogia.

Cursos



Compartilhar

Educação e Psicanálise
Curso em Andamento


Percebe-se, de modo geral, que os profissionais envolvidos tanto da área da Educação quanto da área da Saúde, embora capacitados para o trabalho com sujeitos da Educação Básica com problemas cognitivos e afetivos, deparam com uma realidade na qual há dificuldades na execução de projetos, na comunicação, no relacionamento interpessoal entre outras.
Desse modo, para atender as demandas dos profissionais da educação e da saúde, bem como de outras áreas do conhecimento, acerca do funcionamento psíquico normal e patológico na perspectiva psicanalítica e dos processos de aprendizagem no trabalho com crianças e adolescentes, considera-se necessário capacitá-los por meio de um curso de Pós-Graduação lato sensu. Para esse curso propõem-se a análise de contextos de desenvolvimento humano, associados às configurações contemporâneas sociais e culturais nessa interface da Educação e Psicanálise.

Objetivos

Os objetivos do curso Educação e Psicanálise são compreender os conhecimentos psicanalíticos que podem sustentar teoricamente os processos emocionais e as psicopatologias na infância e adolescência, bem como as alternativas de intervenção pedagógica, psicopedagógica e psicológica; analisar situações de sofrimento psíquico, problematizando-as e fornecendo subsídios para compreendê-las em sua complexidade, para a construção de alternativas no contexto da aprendizagem; compreender as relações entre o desenvolvimento infantojuvenil e os processos de aprendizagem e suas potencialidades.


 

Matriz Curricular

. História da Psicanálise: Freud e principais escolas psicanalíticas
. Psicanálise: estrutura psíquica e aparelho psíquico
. Desenvolvimento e aprendizagem infanto-juvenil
. O desenvolvimento emocional de Narciso a Édipo
. Os processos de simbolização na infância e adolescência
. Metodologia da Pesquisa
. Psicopatologia Psicanalítica
. Autismo e Psicose Infantil: Linguagem e Processos de Subjetivação
. Contexto familiar e escolar: funções materna e paterna
. Relações Interpessoais: técnicas de grupo
. As demandas do Educador e do Educando
. Educação, Psicanálise e Arte I
. Educação, Psicanálise e Arte II
. Ludicidade e Educação: os Contos de Fadas e os Jogos
. Trabalho de Conclusão de Curso - TCC

Corpo Docente

. Me. Ana Cristina Araújo Vianna
. Me. André Rosa
. Me. Anelise Scheuer Rabuske
. Drª Denise Quaresma da Silva
. Me. Juliana Ferrari
. Drª Luiza Vilma Pires Vale
. Drª Maira Fabiana Brauner
. Drª Maria Beatriz Jacques Ramos
. Me. Maria Emilia de Mattos Soares
. Me. Maria Melânia Wagner Franckowiak Pokorski
. Me. Rogerio Isotton
. Me. Sintia Faé Ebert
. Me. Waleska Farenzena