Pós-Graduação

A FAPA, com o objetivo de atender às demandas da sociedade atual, que exigem, cada vez mais, profissionais qualificados em seu campo de atuação, oferecerá, a partir de agosto de 2014, vários cursos de Pós-Graduação lato sensu nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, História, Letras e Pedagogia.

Cursos



Compartilhar

Educação Inclusiva 3ª Edição
Curso em Andamento


A construção de uma sociedade inclusiva é um processo de fundamental importância para o desenvolvimento e a manutenção de um Estado democrático. Entende-se por inclusão a garantia, a todos, do acesso contínuo ao espaço comum da vida em sociedade, que deve estar orientada por relações de acolhimento à diversidade humana, de aceitação das diferenças individuais, de esforço coletivo na equiparação de oportunidades de desenvolvimento, com qualidade, em todas as dimensões da vida. Como parte integrante desse processo e contribuição essencial para a determinação de seus rumos, encontra-se a inclusão educacional.
Para tanto, ressalta-se a importância da formação de professores, inicial e ou continuada, que esteja voltada para atender às necessidades educacionais especiais nas escolas.
 

Objetivos

O curso propõe-se a refletir sobre o processo da inclusão escolar, com ênfase nas bases legais emanadas do MEC, e sobre os principais aportes teóricos, considerando o atual contexto brasileiro, contribuindo para uma atuação profissional democrática e inovadora no âmbito de uma prática docente inclusiva.

Matriz Curricular

Educação Inclusiva: bases legais e Gestão Escolar
Desenvolvimento e aprendizagem
Desenvolvimento infanto-juvenil: aspectos estruturais e instrumentais
Psicose e Autismo: Linguagem e Processos de Subjetivação
Altas habilidades/Superdotação
Deficiência Intelectual
Deficiência Visual
Deficiência Auditiva
Deficiência Física
Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Tecnologia Assistiva
Adaptações e flexibilizações curriculares
A arte na construção de recursos expressivos na infância e adolescência
O brincar e os processos de simbolização na infância e adolescência
Metodologia de Pesquisa
TCC

Corpo Docente

Me. Adriana Fernanda Coltro de Andrade
Me. André Goettems Bastos
Dr. Gilson de Almeida Pereira
Me. Graciele Mariana Kraemer
Drª Maira Fabiana Brauner
Me. Marcia Maria Heinen Oliveira
Me. Marco Aurélio Freire Ferraz
Me. Maria Andréa de Moura Ruschel
Me. Maria Melânia Wagner Franckowiak Pokorski
Me. Maria Helena Cuppari
Me. Rosilaine de Paula Menezes
Drª Susana Graciela. Pérez. Barrera Pérez